quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

ARTHUR A. COIMBRA : ZICO




É considerado por muitos especialistas, profissionais do esporte e, em especial, pelos torcedores do Flamengo, o maior jogador brasileiro desde Pelé e o maior jogador da história do Flamengo, onde atuou durante a maior parte de sua carreira, entre 1967 e 1989 , com uma interrupção entre 1983 e 1985 período em que esteve na Itália, jogando pela Udinese. Não são poucos, também, os que o consideram como o melhor jogador de futebol dos anos 80, sendo chamado freqüentemente de "Pelé Branco".
É o maior artilheiro da história do estádio do Maracanã, com 333 gols em 435 partidas. Marcou 135 gols em campeonatos brasileiros.
No Flamengo, Zico liderou a conquista de quatro títulos nacionais, em 1980, 1982, 1983, 1987, da Taça Libertadores da América e do Mundial Interclubes, em 1981, dentre diversos outros títulos, no período chamado de "Era Zico". Por conta disso, é o maior ídolo da torcida do Flamengo e da história do clube. É aclamado como "Deus" no Japão e na Turquia e tem uma estátua em cada um desses países.
Zico descende de portugueses tanto pelo lado materno como pelo lado paterno.
Zico nasceu na rua Lucinda Barbosa, número 7, em Quintino. O nome Arthur foi escolhido pela mãe por causa de seu avô (que viria a falecer um ano depois).
Zico conheceu Sandra Carvalho de Sá em 1969, que vem a ser irmã de Sueli, a esposa de seu irmão Edu. Em 23 de Agosto de 1970, Zico e Sandra começam a namorar e casam-se em 18 de Dezembro de 1975 na igreja de São José, na Lagoa. Zico e Sandra têm três filhos. O início de sua carreira :
Zico jogava num pequeno time de futebol de salão formado por amigos e familiares, o Juventude de Quintino, do bairro de Quintino Bocaiúva, na zona norte do Rio de Janeiro. Além do Juventude, ele passou a praticar o esporte conhecido hoje como futsal no Ríver Futebol Clube, tradicional clube da Piedade, onde um dos professores era Joaquim Pedro da Luz Filho, Seu Quinzinho. No Ríver, seu futebol ainda menino chamou a atenção. Mas seu primeiro clube de futebol de campo foi o Flamengo, para onde se transferiu aos catorze anos de idade, quando em 1967 o radialista Celso García, amigo da família, assistiu uma partida de Zico em um torneio no River Futebol Clube, onde jogava com a camisa do Santos[7], e o levou para a escolinha de futebol do clube. Zico só estreou no time principal em 1971, em uma partida contra o Vasco da Gama, cujo placar terminou 2 a 1 para o time rubro-negro. Zico só foi se firmar como titular na equipe em 1974, depois de passar por uma intensa preparação física, devido ao corpo antes franzino. E devido ao seu franzino corpo de início de carreira e de seu bairro de origem (Quintino) ganhou o carinhoso apelido de "Galinho de Quintino".
Zico anotou 826 gols em toda sua carreira; 516 gols em partidos oficiais, Seleção Brasileira, copas nacionais e internacionais) e 310 em torneios não oficiais, Juvenil e amistosos.

Um comentário:

  1. Zico agora terá sua maior prova de fogo.Treinará um time que disputa a grande liga dos campeões, enfretando assim clubes como BARCELONA e MILAN.Espero que o galinho de quintino possa ter sucesso nessa nova fase de sua vida.Só fiquei triste por saber que ele tem inteesse em levar o LÉO MOURA, o melhor lateral direito do BRASIL para a RUSSIA, DEIXANDO ASSIMO MEU MENGÃO UM POUCO MAIS FRACO.
    Carlos José

    ResponderExcluir