quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

ARTHUR A. COIMBRA : ZICO




É considerado por muitos especialistas, profissionais do esporte e, em especial, pelos torcedores do Flamengo, o maior jogador brasileiro desde Pelé e o maior jogador da história do Flamengo, onde atuou durante a maior parte de sua carreira, entre 1967 e 1989 , com uma interrupção entre 1983 e 1985 período em que esteve na Itália, jogando pela Udinese. Não são poucos, também, os que o consideram como o melhor jogador de futebol dos anos 80, sendo chamado freqüentemente de "Pelé Branco".
É o maior artilheiro da história do estádio do Maracanã, com 333 gols em 435 partidas. Marcou 135 gols em campeonatos brasileiros.
No Flamengo, Zico liderou a conquista de quatro títulos nacionais, em 1980, 1982, 1983, 1987, da Taça Libertadores da América e do Mundial Interclubes, em 1981, dentre diversos outros títulos, no período chamado de "Era Zico". Por conta disso, é o maior ídolo da torcida do Flamengo e da história do clube. É aclamado como "Deus" no Japão e na Turquia e tem uma estátua em cada um desses países.
Zico descende de portugueses tanto pelo lado materno como pelo lado paterno.
Zico nasceu na rua Lucinda Barbosa, número 7, em Quintino. O nome Arthur foi escolhido pela mãe por causa de seu avô (que viria a falecer um ano depois).
Zico conheceu Sandra Carvalho de Sá em 1969, que vem a ser irmã de Sueli, a esposa de seu irmão Edu. Em 23 de Agosto de 1970, Zico e Sandra começam a namorar e casam-se em 18 de Dezembro de 1975 na igreja de São José, na Lagoa. Zico e Sandra têm três filhos. O início de sua carreira :
Zico jogava num pequeno time de futebol de salão formado por amigos e familiares, o Juventude de Quintino, do bairro de Quintino Bocaiúva, na zona norte do Rio de Janeiro. Além do Juventude, ele passou a praticar o esporte conhecido hoje como futsal no Ríver Futebol Clube, tradicional clube da Piedade, onde um dos professores era Joaquim Pedro da Luz Filho, Seu Quinzinho. No Ríver, seu futebol ainda menino chamou a atenção. Mas seu primeiro clube de futebol de campo foi o Flamengo, para onde se transferiu aos catorze anos de idade, quando em 1967 o radialista Celso García, amigo da família, assistiu uma partida de Zico em um torneio no River Futebol Clube, onde jogava com a camisa do Santos[7], e o levou para a escolinha de futebol do clube. Zico só estreou no time principal em 1971, em uma partida contra o Vasco da Gama, cujo placar terminou 2 a 1 para o time rubro-negro. Zico só foi se firmar como titular na equipe em 1974, depois de passar por uma intensa preparação física, devido ao corpo antes franzino. E devido ao seu franzino corpo de início de carreira e de seu bairro de origem (Quintino) ganhou o carinhoso apelido de "Galinho de Quintino".
Zico anotou 826 gols em toda sua carreira; 516 gols em partidos oficiais, Seleção Brasileira, copas nacionais e internacionais) e 310 em torneios não oficiais, Juvenil e amistosos.

DIMINUIÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: SIM OU NÃO ???




Um adolescente de 14 anos foi levado pela própria mãe até policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) nesta terça-feira. Ele é suspeito de participar da tentativa de assalto que terminou com a morte da ginecologista Nadir Oyakawa, de 54 anos, em dezembro, no Rio Pequeno, zona oeste da capital paulista.
Ele teria sido reconhecido por um parente da vítima como o autor do disparo.De acordo com a polícia, a mãe do garoto disse que acredita na inocência do rapaz, porém estava se sentindo pressionada por comentários de vizinhos e com a presença diária de viaturas no lugar onde mora, na Favela do Sapé, perto do local do crime. Por isso, preferiu entregar o filho, acreditando que ele ficará mais seguro sob os cuidados da Justiça.Segundo o delegado, resposável pelo caso, Marcos Carneiro, o garoto também foi reconhecido por outras testemunhas, mas nega ter cometido o assassinato. Carneiro disse que outra prova “contundente” contra o menor é uma série de imagens feitas por câmeras de segurança perto do local do crime, em que ele aparece com uma arma na noite do crime.


Sempre que ocorrem casos como este, e não estão mais sendo raridade, surge o debate sobre a necessidade da diminuição da maioridade. Nosso blog irá trazer uma séria de correntes sobre o tema; ao final, gostaríamos que você desse sua visão sobre o assunto. Ressalta-se, hoje, a maioridade ocorre aos 18 anos.

O SKATE COMO OPÇÃO

Fotos: Skatista e uma rampa


Tenho visto no jornalismo esportivo muitas matérias sobre a salvação do jovem através do esporte; quando mais novo, no Rio de janeiro, fui skatista; lembro-me que ia pras ruas e esquecia do tempo; jamais competi, até por falta de treinamento sério. Deixo aqui uma proposta para os governantes locais : Porque não investir no skate??? Afinal, rampas e pistas não são um investimento caro; quem sabe até não haja empresários interessados !!!

O skate (pronuncia-se skêit) é um desporto inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape (ingl. deck), dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade. No Brasil o praticante de skate recebe o nome de skatista.
O skate é considerado esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.