domingo, 18 de janeiro de 2009

Polícia Militar vai usar pistolas de choque elétrico


SEGUNDO INFORMAÇÕES DE DIVERSOS PAÍSES QUE JÁ UTILIZAM A ARMA "NÃO-LETAL" DO TIPO TASER NA QUAL DISPARA UM CHOQUE ELÉTRICO, A MESMA CAUSA POLÊMICA PELO SEU MAU USO TER MATADO ALGUMAS PESSOAS E COLOCADO A VIDA DE OUTRAS EM RISCO.
ESTE TIPO DE ARMA REALMENTE SE ENCAIXA NO RÓTULO DE ARMAS NÃO-LETAIS ?
SE NÃO É LETAL POR QUE PESSOAS MORRERAM AO LEVAR UMA DESCARGA? MAU USO SERIA A DESCULPA ? OU A FALTA DE PESQUIZAS E TESTES SERIA A RESPOSTA IDEAL ?
ABAIXO ENCONTRA-SE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE TIPO DE ARMA E O SEU USO AQUI NO BRASIL.



A Polícia Militar começa a usar pistolas que emitem uma espécie de choque elétrico. O Estado vai receber do Ministério da Justiça mais 50 armas não-letais do tipo Taser, que provocam uma rápida paralisia e facilitam a imobilização dos suspeitos.

O subsecretário de Estado de Segurança, André Garcia, disse que as armas devem chegar dentro dos próximos dias. "Vamos usar essas armas inicialmente em locais de grande aglomeração, como shows. Dez policiais vão receber treinamento e serão responsáveis por repassar os conhecimentos aos colegas", explicou.

Quando disparadas, as pistolas com ondas Taser agem sobre o sistema nervoso central e interrompem a comunicação do cérebro com o corpo. O resultado é paralisação imediata, seguida de queda, caso o suspeito esteja de pé. O tempo de paralisação é, em média, de 15 segundos, mas pode chegar 30 minutos dependendo de quantas vezes o policial apertar o gatilho.





Marca-passos.
Ainda não foi definido quando as armas começam a ser utilizadas. O secretário André Garcia salientou que objetivo do uso desse tipo de arma é preparar os policiais para oferecer um atendimento mais seguro e eficaz, com foco na preservação da vida, sem prejuízos ao detido. No entanto o secretário confirmou que no "caso de pessoas que utilizem marca-passos é possível que haja algum problema."

E pode mesmo. O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia no Estado, José Aid Soares, reconhece que a intenção no uso da arma é boa, mas alerta que ela pode interferir no funcionamento do marca-passo e causar arritmias (mudança do ritmo cardíaco). Mas, para o médico, o maior risco é o uso da arma em pessoas que não sabem que têm alterações no coração.

"Essa arma provoca uma descarga grande e rápida de adrenalina. Pode provocar arritmia, que é uma aceleração ou desaceleração no ritmo cardíaco, em pessoas com predisposição. O risco de morte é baixo, mas não pode ser descartado, principalmente em idosos", aponta.

Como é a arma não-letal Taser.

Dardos.
A pistola Taser dispara dardos que penetram na roupa do suspeito, aderem ao corpo e liberam uma descarga elétrica. Pode ser disparada a uma distância de até 10,6 metros.
Paralisação.
A arma emite um tipo de pulso que tem a mesma freqüência da onda cerebral. O corpo prioriza a nova mensagem e "deixa o cérebro falando sozinho", ou seja, as ondas cerebrais reais deixam de ser reconhecidas por alguns segundos; e a pessoa cai, paralisada. O fabricante diz que a arma não causa dor.
Memória.
A arma armazena na memória a data e o horário dos últimos 585 disparos, o que facilita a auditoria em caso de uso incorreto.
Tempo.
O tempo máximo de paralisação pode variar de 10 segundos até mais de 30 minutos, dependendo de quantas vezes o policial apertar o gatilho.

Investimento.
O Ministério da Justiça está investindo R$ 13 milhões na aquisição dessas armas não-letais. Três mil serão repassadas para a Força Nacional de Segurança Pública, e as outras mil aos 19 Estados que fazem parte do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).
Polêmica.
A Taser já é usada em países como Canadá, Argentina, Austrália, Espanha, França, Israel, Reino Unido, Alemanha e México. Porém a Anistia Internacional afirma que pelo menos 150 pessoas podem ter morrido por causa da arma.




SERÁ POSSÍVEL QUE TEREMOS MAIS UM PROBLEMA EM NOSSO PAÍS ???
SE NO EXTERIOR ESTA MESMA ARMA JA FOI USADA EM UMA CRIANÇA NA QUAL FOI DENÚNCIADA EM UMA SALA DE AULA POR A MESMA ESTAR ARRASTANDO SUA CADEIRA PARA CHAMAR A ATENÇÃO DE SEUS COLEGAS; ENTÃO, IMAGINEM O QUE PODERÁ ACONTECER SE ESTA MESMA ARMA PARAR EM MÃOS "ERRADAS" ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário